Proposta e Metodologia do Projeto


Os objetivos deste projeto atingem dois níveis distintos; o 1º, de estimular os alunos de graduação do Curso de História à leitura e à pesquisa bibliográfica em Bibliotecas, notadamente a das dependências da FAFIUV; o 2º, de relacionar as obras disponíveis na mesma através de uma lista comentada, dando a conhecer ao público o material de que dispomos.

Assim, como forma de ordenar o processo, foi estipulado aos alunos do 1º ano da Graduação em História uma avaliação composta da seguinte maneira:

a) Cada um escolheria três livros disponíveis na biblioteca, mediante uma lista já existente. Livros que não estivessem presentes na lista poderiam ser adicionados. Após um aluno identificar o material escolhido, os seguintes seriam obrigados a escolher outros três diferentes.

b) Eles produziriam uma resenha e escolheriam um trecho do livro a ser repoduzido, colocando-o em formato eletrônico. O prazo para a realização das mesmas foi definido de julho até o dia 31 de outubro como data final de entrega.

c) As resenhas seriam corrigidas e pontuadas, antes de serem publicadas.

Na primeira etapa, algumas condições básicas foram definidas para a escolha e admissão dos textos: a) ater-se ao contexto espaço-temporal definido (Antiguidade Clássica); b) estar em português, e ser de certo modo acessível bibliograficamente; c) atender os requisitos que permitam sua reprodução (e não ultrapassar determinado percentual do texto total); d) diversificar no processo de escolha, e buscar apresentações sucintas e não exaustivas.
Nesta etapa, foi fundamental a articulação entre a Equipe da Biblioteca da FAFIUV e os alunos envolvidos, tanto na indicação de livros, controle da lista e manutenção do acervo atualizado.
No seguir, os textos foram apresentados em arquivo eletrônico nos formatos “.doc” ou “.rtf”. Interesses específicos sobre uma ou outra área determinada foram estimulados, como modo de aprofundar a pesquisa. Os alunos têm ainda o direito de apontar textos que julguem interessantes de serem publicados, cabendo a eles mesmos avaliarem sua pertinência.

A utilização da ferramenta blogger de publicação de textos na internet (disponível em http://www.blogger.com/ ) cumpre ainda dois requisitos deste projeto: gratuidade na utilização (com o espaço de dados disponível perfeitamente compatível com as necessidades da página) e facilidade na inserção dos textos. O endereço eletrônico, mesmo estando atrelado ao site original (http://classicas.blogspot.com%20/) dispensa a aquisição de endereço próprio, e é de fácil divulgação.


Considerações metodológicas

A concepção do Projeto está calcada numa difusão rápida, porém consistente, de informações históricas academicamente válidas. O problema fundamental ligado à promoção de informações na Rede (internet) baseia-se na sua validade científica. Usualmente, textos divulgados na rede podem vir de pesquisadores iniciantes e/ou não qualificados, cujos dados são superficiais ou atendem a outro tipo de interesse que não o da pesquisa teórico-metodológica historiográfica. A divulgação de uma pesquisa científica devidamente séria deve cumprir alguns requisitos básicos (como apresentação de metodologia, teoria, bibliografia, etc.), normalmente ignorados nas fontes mais comuns. A Rede promove hoje um paradoxo fundamental em relação à informação: a facilidade da divulgação confunde-se como uma inevitável (e talvez imprevisível) perda de qualidade e sentido. Deste modo, um conjunto de regras válidas como instrumento para definição das produções científicas deve ser empregado aqui, de modo a permitir o prolongamento da pesquisa por parte dos interessados.

Como afirmou Roger Chartier, “Assim, quanto à ordem dos discursos, o mundo eletrônico provoca uma tríplice ruptura: propõe uma nova técnica de difusão escrita, incita uma nova relação com os outros, impõe-lhes uma nova forma de inscrição. A originalidade e a importância da revolução digital apóiam-se no fato de obrigar o leitor contemporâneo a abandonar todas as heranças que o plasmaram, já que o mundo eletrônico não mais utiliza a imprensa. Ignora o "livro unitário" e está alheio à materialidade do códex. Ê ao mesmo tempo uma revolução da modalidade técnica da produção do escrito, uma revolução da percepção das entidades textuais e uma revolução das estruturas e formas mais fundamentais dos suportes da cultura escrita. Daí a razão do desassossego dos leitores, que devem transformar seus hábitos e percepções, e a dificuldade para entender uma mutação que lança um profundo desafio a todas as categorias que costumamos manejar para descrever o mundo dos livros e a cultura escrita. Essa revolução modifica, ainda, o que se poderia chamar a ordem das razões, se com isso entendermos as modalidades das argumentações e os critérios ou recursos que o leitor pode mobilizar para aceitá-las ou rechaçá-las. Por um lado, a textualidade eletrônica permite desenvolver as argumentações e demonstrações segundo uma lógica que já não é necessariamente linear nem dedutiva, tal como dá a entender a inscrição de um texto sobre uma página, mas que pode ser aberta, clara e racional graças à multiplicação dos vínculos hipertextuais. Por outro, e como conseqüência, o leitor pode comprovar a validade de qualquer demonstração consultando pessoalmente os textos (mas também as imagens, as palavras gravadas ou com-posições musicais) que são o objeto da análise se, evidentemente, estiverem acessíveis numa forma digitalizada. Tal possibilidade modifica profundamente as técnicas clássicas da prova (notas de rodapé, menções, referências), que pressupunham a confiança do leitor no autor, não podendo aquele colocar-se no lugar deste diante dos documentos analisados e utilizados. Nesse sentido, a revolução da textualidade digital constitui também uma mutação epistemológica que transforma as modalidades de construção e crédito dos discursos do saber”. (Roger Chartier, “Línguas e Leituras no Mundo Digital” in Os Desafios da Escrita. São Paulo: Unesp, 2004, p. 24-5).

Dito isto, consideramos que a proposta de divulgar um período histórico pouco conhecido através de textos devidamente selecionados, por meio eletrônico, se insere numa realidade existente acerca dos meios de divulgação e informação modernos. Como indicamos no início, a realização do Projeto atende o duplo propósito de formar (alunos) e informar (pesquisadores, ou mesmo curiosos) de modo sério e consciente, valendo pois de uma metodologia adequada a estes princípios e metas.

Continuidade

A realização do Projeto no ano de 2008 não esgotou a lista de livros disponíveis na Biblioteca. No ano de 2009, o mesmo poderá ser realizado novamente, contado com uma nova lista resultante das aquisições da Instituição para o seu acervo.

Nenhum comentário: